Um pouco sobre o livro Essencialismo – Greg McKeown

Você já se sentiu sobrecarregado? Com o sentimento de estar fazendo mil coisas, porém, ao mesmo tempo sentindo que também estava ‘devendo’ em várias outras? 

Se sim, recomendo fortemente a leitura do livro “Essencialismo” que tem como proposta de valor básica a premissa de que: só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e deixar de dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa.

O autor apresenta um método para abrir mão de muitas coisas boas, por mais difícil que seja, e ficar com poucas coisas extraordinárias. O essencialismo nos ensina a fazer menos, porém melhor para obter o máximo retorno possível de cada momento precioso momento da vida.

Assim que aceitamos que é preciso abrir mão de algo, paramos de indagar “Como conseguir fazer com que tudo dê certo?” e passamos a fazer a pergunta mais significativa: “Que problema quero resolver?”

Conversando com mais pessoas, vi que uma grande dificuldade para colocar em prática esses conceitos, era a dificuldde em dizer “não”. Por isso, resolvi compartilhar nesta imagem as técnicas que o autor apresenta no livro e que podem te ajudar no desenvolvimento dessa habilidade. 

Enquanto os não essencialistas dizem sim por pressão e por quererem se encaixar socialmente, os essencialistas sabem que, depois desse sentimento, vem a dor do arrependimento. Eles entendem que logo se sentirão agredidos e ressentidos, tanto com o outro, quanto com eles mesmos. 

Se você se sente constantemente assim, quero te convidar a refletir: será que vale a pena dizer ‘sim’ para agradar aos outros se isso irá te desagradar consigo e te deixará mais distante dos seus valores?

Espero que esse conteúdo te ajude! E para ficar por dentro de todas as dicas e conteúdos que eu compartilho é só me seguir nas redes sociais abaixo 

Rolar para cima