No início de 2022 a OMS passou a reconhecer o Burnout como uma doença do trabalho e tem sido cada vez mais comum conversar com algum conhecido que tenha sofrido com esta síndrome. Por isso, decidi compartilhar alguns dados que podem ajudar mais profissionais aqui no linkedin.
Uma pesquisa da USP feita neste ano mostrou que 1 a cada 5 brasileiros têm sintomas de burnout, sendo a maior parte jovens de até 30 anos.
No trabalho é natural que tenhamos situações de estresse, inclusive faz parte do nosso amadurecimento emocional saber gerenciar essas situações.
Características do burnout
- Exaustão mental: sentir que está esgotado e não tem mais energia para fazer nada
- Distanciamento mental e social relacionado ao trabalho: quando começa a ficar mais introspectivo e não se sente mais tão à vontade nas interações do trabalho
- Baixa realização profissional e eficiência: o que você costumava fazer antes vira um peso e você não consegue mais sentir prazer nas atividades.
Se você tem sentido esses sintomas, é importante procurar a ajuda de um psicólogo e incluir algumas ações de autocuidado na sua rotina.
Rotinas de autocuidado
- Analise a forma que você se relaciona com o seu trabalho e garanta que você tem limites bem estabelecidos. Se você é aquela pessoa que nunca desconecta, você tem um alto potencial para ter um burnout.
- Atente-se a sua autocobrança e ao perfeccionismo, muitas vezes somos o nosso pior chefe. Se você tem dificuldade em fazer isso, recomendo o livro “Sociedade do Cansaço”.
- Não abra mão das suas férias. Muitas pessoas gostam de vender as férias pelo retorno financeiro. Mas, confie em mim, esse cálculo não compensa.
- Cuide-se. Faça exercício físico regularmente e lembre-se que ninguém consegue fazer isso por você.
- Durma bem. Nada de levar o computador e o celular do trabalho para o quarto. Esse é o seu momento de descanso.
- Faça terapia.
Algumas pessoas se sentem melhor ao recorrer de imediato a um remédio para ganhar mais eficiência ou energia, porém, recomendo fortemente a ida a um psicólogo para conhecer mais a si mesmo.
Se você tem se sentido esgotado, saiba que isso é muito comum porém com ajuda e autocuidado você sairá dessa. Se conhece alguém que está se sentindo assim, ajude-o
Se esse conteúdo te ajudou a melhorar compartilha com um amigo ou amiga que também já passou por isso. Não esquece de me seguir no Instagram e no LinkedIn para mais conteúdos como esse.